Notícias

MAIO 2017

Assalto à mão armada no Sinfusp

Ontem, por volta do meio-dia, dois homens, um deles armado de revólver, invadiram a sede do Sinfusp, na rua Olavo Bilac, ao lado do antigo Bispado.
Eles renderam os dois sindicalistas que estavam no prédio, Selmo Alexandre de Paula, secretário; e Irineu Teixeira, vice-presidente da entidade. Selmo foi agredido antes de ambos serem trancados no banheiro.
Os assaltantes permanecerem na sede do Sinfusp por cerca de dez minutos e levaram as carteiras dos sindicalistas com dinheiro, cartões, documentos e seus celulares. Selmo estava com R$ 900,00, que havia sacado no banco para pagar contas.

Matéria completa na edição impressa.

Na foto - Peritos colhem informações com Irineu (esquerda) e Selmo (centro) na sede do Sinfusp, na rua Olavo Bilac, ao lado do antigo Bispado (Créd. Emerson Secco)

A rua Acre está no buraco

A buraqueira toma conta do asfalto na rua Acre, no quarteirão de chegada à avenida Tiradentes, em frente ao posto de abastecimento da Sabesp – no restante da via o asfalto está bom. Neste trecho, o asfalto virou farofa e a poeira sobe com a passagem dos carros sujando as casas. A rua Mato Grosso, perto dali, tem um quarteirão sem pavimento. Naquela área há residências, empresas e escola, mas está abandonada pela Prefeitura.

Na foto - Quarteirão da rua Acre que precisa de reparos no asfalto urgentemente (Créd. Emerson Secco)

Sindicato Rural é o organizador da Expolins, diz presidente à Câmara

A veiculação na sessão da semana passada de áudios obtidos em gravações telefônicas clandestinas, usados pela vereadora Fátima para tentar caracterizar que a organização da Expolins é responsabilidade da Prefeitura e não do Sindicato Rural, levou o presidente da entidade e membros da comissão organizadora do evento à Câmara na última segunda-feira. “Se o sindicato é o realizador, é o sindicato que arca com eventuais prejuízos ou lucros, nunca deu lucro, fazemos porque somos teimosos, amamos a cidade e temos um segmento de pecuária muito forte, quem ganha é a população e o comércio”, afirmou o presidente Luiz Alfredo Marques.

Matéria completa na edição impressa.

Na foto - Presidente do Sindicato Rural, Luiz Alfredo, durante reunião (Créd. TV Câmara)

Mistério envolve dinheiro depositado na conta da Câmara de Guaiçara

Um dinheiro de origem desconhecida, depositado na conta da Câmara de Guaiçara, desencadeou uma operação policial na manhã de segunda-feira. Ao ser informado do depósito, o atual presidente registrou uma ocorrência, a partir da qual a Polícia Civil obteve autorização judicial para a busca e apreensão de documentos. “A ação visou a localização e apreensão de documentos de processos licitatórios, empenhos de pagamentos e de movimentações bancárias referentes aos anos de 2015 e 2016. Dessa forma, nós demos início a um primeiro passo numa investigação sobre eventuais irregularidades. É um trabalho que está começando”, explicou o delegado responsável pela investigação.

Matéria completa na edição impressa.

Na foto - Viaturas em frente à Câmara de Guaiçara; busca e apreensão de documentos (Créd. Divulgação)

Comitiva linense é recebida pelo ministro

Como estava previsto, realizou-se ontem à tarde em Brasília a tão aguardada audiência do prefeito Edgar de Souza e do presidente do Linense, José Hugo Gentil Moreira, com o ministro dos Esportes, Leonardo Picciani, para tratar da liberação de verba para a construção da arquibancada do Gilbertão. A reunião foi agendada pelo deputado Federal Guilherme Mussi (PP), que acompanhou a comitiva de Lins reforçada pelo vice-presidente do clube, Fernando Beatto. Segundo José Hugo, o encontro foi animador no sentido de que o ministro se comprometeu a apoiar o projeto apresentado há cerca de dois anos pela Prefeitura, com pedido de R$ 2,2 milhões. José Hugo falou com o Debate antes de embarcar de volta a Lins.  A reportagem não conseguiu falar com o prefeito, que viajou de Brasília para São Paulo.

Polícia Civil apreende documentos na Câmara de Guaiçara

Ação investiga ex-presidente em suposto crime de desvio de dinheiro

A Polícia Civil realizou busca e apreensão de documentos hoje de manhã na Câmara de Guaiçara. A diligência foi respaldada por mandado judicial expedido pela 2ª Vara do Fórum da Comarca de Lins. A ação investiga suposto crime de peculato (desvio de dinheiro público) durante a gestão do ex-presidente e vereador reeleito, Adriano Maitan (Mirabel).

“Fomos surpreendidos hoje de manhã pelo delegado Marcelo Muniz e sua equipe. O delegado apresentou um mandando de busca e apreensão, relativo à possibilidade de crime de peculato em relação ao ex-presidente da Câmara, Adriano Maitan, não tem nada com a minha gestão, para a verificação de documentos, empenho de despesas, pagamentos, balancetes, cheques, relativos aos anos de 2015 a 2016”, disse o presidente da Câmara, Bruno Floriano.

Mirabel também é investigado pela suposta compra de votos nas eleições de 2016. Foi condenado em primeira instância na perda dos direitos políticos, entretanto, com direito de recorrer no exercício do cargo. Matéria completa na edição impressa do Debate. Câmara de Guaiçara recebeu à visita da polícia (foto:Divulgação)

 camara guaiçara

Em Lins, vacina contra Influenza não será ampliada para todos

A notícia divulgada na sexta-feira de que a vacina contra Influenza seria estendida para toda a população e não ficaria mais restrita aos grupos de risco fez muitas pessoas procurarem as unidades básicas de saúde ontem. Algumas protestaram contra a negativa que ouviram.
Ontem, no fim da tarde, depois de questionamentos do Debate a respeito da posição que seria adotada em Lins, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota informando que no Estado de São Paulo a vacina contra Influenza não está ampliada para todos. “Conforme documento recebido da Vigilância Epidemiológica de Bauru, nenhum dos grupos prioritários, nesse momento, atingiu a meta de cobertura vacinal que é 90%. A população de todo o Estado de São Paulo é de 44 milhões de pessoas, e o que temos distribuídos nas salas de vacinas de todo o Estado, nesse momento, é cerca de 3,6 milhões de doses. Portanto, no Estado de São Paulo, será mantido a vacinação dos grupos prioritários”.
A nota da Secretaria de Saúde local não informa os níveis de vacinação já alcançados em Lins. Os grupos prioritários são: pessoas com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; mulheres no pós-parto (até 45 dias); trabalhadores de saúde; portadores de doenças crônicas (com comprovante); policial militar, civil e bombeiros; funcionários do Poupa Tempo; funcionários do Correio; Defesa Civil; Ministério Público, Defensoria Pública e Procuradoria Geral; Polícia Federal e Guarda Municipal; doadores de sangue e de medula; trabalhadores dos tribunais de Justiça e Fóruns; profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua; cuidadores de idosos; funcionários das escolas de ensino básico e superior; trabalhadores da limpeza urbana e coletores de resíduos. Ao se apresentar nas unidades de saúde, a pessoa deve mostrar um documento que comprove a sua condição clínica ou profissional que justifique a aplicação da vacina.

Tanque de combustível explode e deixa feridos

Uma explosão num posto de combustíveis de Cafelândia, a 20 km de Lins, na tarde de ontem, deixou três funcionários feridos, dois em estado mais grave, com 80 e 60% dos corpos queimados.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma empresa terceirizada realizava manutenção no local ao mesmo tempo que um caminhão reabastecia um dos tanques. O gás que estava no ambiente teve ignição pelas faíscas geradas por uma das ferramentas da equipe que fazia a reforma, ocasionando a explosão. O fogo não chegou ao reservatório.
Os feridos foram levados à Santa Casa de Cafelândia, apenas o caso de ferimento leve foi liberado, os outros dois aguardavam vaga em unidade especializada.

Na foto - Posto de Cafelândia estava em manutenção, ao mesmo tempo em que um caminhão descarregava combustível (Créd. Corpo de Bombeiros)

Pai e filha morrem em acidente

O pai, de 44 anos, e sua filha, de 10 anos, morreram sexta-feira em um acidente na rodovia Marechal Rondon, em Promissão. Outra pessoa que estava no carro ficou gravemente ferida.
Um ceramista, de 22 anos, morador em Avanhandava, morreu na madrugada de domingo, dia 4, vítima de acidente de trânsito, em Penápolis. O carro pegou fogo após a batida. O ceramista ficou preso nas ferragens e morreu no local. As jovens conseguiram sair do veículo antes de o fogo se alastrar.

Matéria completa na edição impressa.

Foto: Divulgação

Dia do Meio Ambiente

Evento realizado ontem na Diretoria de Ensino reuniu trabalhos de alunos da rede pública de ensino, estandes de empresas e apresentações artísticas para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Matéria completa na edição impressa.

Na foto - Estudantes montam seus próprios vasos no estande da Via Rondon (Créd. Emerson Secco)

JBS nega rumores de demissão em massa em Lins

O cenário de crise e operações envolvendo a JBS favorecem para o surgimento de especulações. Recentemente, houve questionamentos nas redes sociais de que a unidade da empresa em Lins havia demitido 30 pessoas com a pretensão de dispensar mais 80 funcionários nesta semana. O Debate entrou em contato com a assessoria de imprensa da JBS que confirmou a demissão de 27 funcionários, mas negou a intenção de desligamento de mais 80. Segundo a assessoria, há 6 mil colaboradores na cidade e os recentes desligamentos “estão dentro do índice de rotatividade normal de uma empresa deste porte”.

Número de roubos cai pela metade em abril

O número de roubos caiu pela metade (20 para 10) na comparação direta entre abril de 2017 e 2016, o que impactou fortemente o resultado acumulado do ano. Os dados constam do relatório mensal divulgado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).
Nos primeiros quatro meses de 2016 a soma alcançou 52 registros (48 para gerais e quatro para de veículos). No mesmo período de 2017 foram 40 (33 gerais e sete de veículos). A queda é de 30%.
Os roubos de veículos, especificamente, subiram em 2017, com sete registros ante quatro no mesmo período do ano passado.
No caso dos furtos, o cenário é diferente. Foram 440 registros (407 gerais e 33 de veículos) ante 414 (361 gerais e 53 de veículos) de 2016: crescimento de 6,2%.

Matéria completa na edição impressa.

Altair Coimbra inicia seu primeiro trabalho solo

O Linense deu a largada quinta-feira na pré-temporada da Copa Paulista com a apresentação de 19 jogadores. Aos 51 anos, Altair Coimbra, mineiro de Bom Despacho, assumiu seu primeiro trabalho solo. Há nove anos ele trabalha como auxiliar-técnico de Moacir Júnior, que ficará sem clube neste segundo semestre para fazer cursos de especialização. O Linense folga na primeira rodada da Copa Paulista e só fará sua estreia no dia 8 de julho, em Araraquara, contra a Ferroviária.

Matéria completa na edição impressa.

Na foto - Altair Coimbra conversa com os jogadores durante apresentação na presença da diretoria (Créd. Emerson Secco)

Homenagens ao Meio Ambiente

Na manhã de ontem ocorreu o lançamento oficial das ações em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, na EMEI Eugênio Martins Ramon. A programação termina no dia 23 com atividades no 37º BIL a partir das 9 horas. Na segunda-feira (Dia do Meio Ambiente) será realizado o evento principal, na Diretoria Regional de Ensino, com a montagem de stands, exposição, apresentação de teatro, desfile de moda reciclável e presença do canil do 37º BIL. Prefeitura, Sabesp, entidades e empresas são responsáveis pela promoção das atividades no município. (com informações da Codec)

Viagem Literária

Alunos da  rede municipal de ensino participaram sexta-feira do projeto Viagem Literária na Biblioteca Municipal com a contadora de história Alicce Oliveira. Filha de mãe linense, a artista mora atualmente no estado de Ma-togrosso. Seus contos são voltados à natureza e ao folclore regional.

Matéria completa na edição impressa.

Prefeito negocia financiamento de R$ 8 milhões para asfalto

O prefeito Edgar de Souza (PSDB) revelou ontem ao Debate ter recebido autorização do governador Geraldo Alckmin para contrair um empréstimo de R$ 8 milhões destinado à recuperação da malha viária da cidade, que inclui recape e asfalto novo.
O projeto contempla, ainda, a pavimentação da avenida Tiradentes no trecho de terra na região próxima ao Horto e o Jardim Tropical. A execução dessa obra deixaria toda a extensão da Tiradentes asfaltada.
Segundo Edgar, o recurso será liberado pelo Investe SP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade). A Prefeitura teria dois anos de carência e 20 anos para pagar o empréstimo. Assim que a parte burocrática for concluída, o prefeito terá de pedir autorização Legislativa para finalizar o financiamento.

Vacina contra a gripe é liberada para toda a população

O governo federal anunciou ontem a decisão de liberar a vacina contra a gripe para toda a população do país, a partir da próxima segunda-feira. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, fez o pronunciamento no final da tarde em Maringá. A medida só vale para este ano e enquanto durarem os estoques. O ministro explicou que a retirada da restrição de vacinar somente o público-alvo ocorreu porque ainda há 10 milhões de doses disponíveis na rede pública de saúde. A campanha já havia sido prorrogada até 9 de junho. Até o fechamento desta edição, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não havia se pronunciado sobre os procedimentos que serão adotados em Lins.

Nova região turística

Na última quinta-feira, dia 1º, representantes dos municípios integrantes do Circuito Turístico Coração do Tietê e convidados se reuniram para a formação de uma nova região turística, a fim de atender aos requisitos do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo. O Coração do Tietê é formado pelos municípios de Lins, Sabino, Promissão, Guaiçara, Pongaí, Uru e Cafelândia, sob a presidência da gerente de Negócios do Turismo de Lins, Maria Carolina Pereira. De acordo com Maria Carolina, a intenção é incluir os municípios de Irapuã, Borborema, Sales, Novo Horizonte, Reginópolis, Mendonça, Ubarana e Adolfo. “A ideia de criar uma nova região turística tem o objetivo de facilitar a articulação regional, pois hoje as regiões turísticas existentes têm muitos municípios, o que dificulta essa articulação, além da distância geográfica entre os municípios muitas vezes também ser um empecilho”, explica Maria Carolina. Os municípios que não estiverem articulados regionalmente não poderão participar do Programa de Regionalização, consequentemente estarão fora do Mapa do Turismo Brasileiro e não poderão solicitar recursos do governo federal para a área de turismo. Os municípios que já integram o Circuito Turístico Coração do Tietê e os municípios convidados terão até o dia 14 para entregar o termo de adesão à nova região turística para que seja formalizada pela Secretaria Estadual de Turismo. O nome da nova região será Região Turística Coração do Tietê. (com informações da Codec)

Novo adiamento de audiência lança mais incerteza sobre arquibancada

Mais um mês terminou sem que houvesse avanço efetivo quanto a construção da arquibancada que vai colocar o Gilbertão em acordo com o regulamento do Campeonato Paulista da Primeira Divisão. O prefeito Edgar tinha uma audiência pré-agendada com o ministro dos Esportes, Leonardo Picciani, mas o encontro foi cancelado. Para esse contato, ele conta com o apoio do deputado federal Guilherme Mussi (PP) e também do delegado Fernando Beato, vice-presidente do CAL.
A esperança é convencer o ministro a liberar os R$ 2,2 milhões de um projeto apresentado pela Prefeitura há cerca de dois anos e que recebeu indicação positiva do Ministério. A outra frente, vender o terreno da garagem, depende da marcação de nova licitação, uma vez que as duas primeiras não tiveram interessados na compra da área.

Matéria completa na edição impressa.

Visita ao Museu

As atividades de 2017 do Roteiro Turístico do guia Alvari Barbosinha teve início pelo Museu Histórico de Lins com cerca de 30 crianças do Projeto Varanda Integral. “Este projeto é algo fantástico e que eu faço questão de acompanhar de perto, pois é de extrema relevância para nossas crianças ter o conhecimento histórico de Lins”, afirmou o prefeito Edgar de Souza durante o ato de lançamento do cronograma de 2017.

Foto: Codec

Violência doméstica gera 300 inquéritos por ano em Lins, diz delegado da DDM

Ao repercutir uma palestra promovida pelo Rotaract Club de Lins, como parte de uma campanha contra a violência doméstica, o delegado responsável pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Orildo Nogueira, informou que este tipo de crime gera cerca de 300 inquéritos por ano na cidade. “São crimes que necessitam de maior amplitude. A Polícia tinha que ter também um anteparo da assistência social e da psicologia. Na nossa cidade seria importante ter uma Casa Abrigo para dar guarida a essas mulheres vítimas de violência doméstica”, cobrou Orildo.

Matéria completa na edição impressa.

Na foto - Jovens do Rotaract acompanham explanação do delegado da DDM. No destaque, professores Messila e Marcelo durante a sessão de debates realizada no Senai (Créd. Divulgação)

Linense inicia preparação hoje

O Linense começa hoje a preparação para a Copa Paulista. A apresentação está marcada para às 16 horas, no CT. Até a estreia, dia 8 de julho, em Araraquara, serão 38 dias de pré-temporada. O elenco em formação já reúne 18 jogadores, alguns deles bastante conhecidos do torcedor. Entre eles Magno Alves, Felipe, Tavares, Leleco, Jéferson Maranhão e Giovani. Thiago Humberto e Linense ainda não conversaram, mas o meio-campista é esperado para iniciar os treinos. Ele chegou ao clube em 2015 e liderou o time na conquista da Copa Paulista daquele ano, que possibilitou a participação na Série Brasileiro D e Copa do Brasil. As novidades até agora são Felipe Gregory (lateral-zagueiro), Marcelo Godri (zagueiro), Guilherme Traque e Bruno Donizete (meiocampistas), Davi Lopes e Fabrício Lusa (volantes) e o atacante Manoel Ribeiro. Altair Coimbra, auxiliar de Moacir Jr, é o treinador.

Na foto - Leleco, um dos reforços do CAL (Créd. J. Serafim)

Lins tem o combustível mais caro da região

Pesquisa realizada pela ANP mostra que o preço médio da gasolina no período de 21 a 27 de maio, em Lins, foi de R$ 3,67 e do etanol, R$ 2,59, ambos apenas R$ 0,01 a mais que há um mês. Porém, os valores são superiores às médias de Araçatuba (R$ 3,57 e R$ 2,56), Bauru (R$ 3,43 e R$ 2,32), Marília (R$ 3,56 e R$ 2,56) e São José do Rio Preto (R$ 3,46 e R$ 2,06). Outra questão que tem provocado reclamações de motoristas nas redes sociais é a pequena diferença de preços entre um posto e outro. A ANP verificou que essa variação em Lins é de apenas R$ 0,17.

Matéria completa na edição impressa.

Casadei é multado pelo TC

A contratação de uma empresa para fazer terraplanagem resultou em multa ao ex-prefeito Casadei, apesar de ele já ter deixado a Prefeitura há mais de quatro anos. Ele foi condenado ao pagamento de 200 Ufesp’s (R$ 5.014,00) pelo Tribunal de Contas de São Paulo que apontou irregularidades no processo de contratação da empresa Trindade Locações e Serviços Ltda. que fez a terraplanagem para a construção de 38 casas no bairro Manabu Mabe.

Matéria completa na edição impressa.

Receita fica estagnada no quadrimestre

A receita municipal teve desempenho ruim no primeiro quadrimestre de 2017 se comparada ao mesmo período de 2016. No fechamento do primeiro trimestre, em março, o crescimento acumulado em relação a 2016 tinha sido de 3,08%. No fechamento do primeiro quadrimestre caiu para - 0,1% – R$ 60,855 milhões ante R$ 60,856 milhões.
Em abril, a Prefeitura arrecadou R$ 15,294 milhões, R$ 712 mil a menos do que os R$ 16,013 milhões de março. A comparação com abril do ano passado é ainda pior, uma vez que naquele mês a arrecadação somou R$ 16,656 milhões, R$ 1,362 milhão a mais do que abril último.
A queda só não foi maior porque abril é o mês forte do IPTU e este imposto rendeu R$ 5,497 milhões aos cofres municipais. ICMS e FPM tiveram fortes retrações.
Em valores absolutos, a folha de abril caiu em relação a março – R$ 6,148 milhões ante R$ 6,393 milhões.

Matéria completa na edição impressa.

CEMIC faz festa para comemorar 50 anos de atividades em Lins

Na manhã de sábado foi realizada a Festa de Maria Auxiliadora (Patrona do CEMIC) e a comemoração dos 50 anos de criação do Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade.
O evento festivo teve início com a Caminhada Histórica, que deu a largada na rampa da Prefeitura e seguiu até a sede do CEMIC, onde foram realizadas apresentações culturais e esportivas com a participação de alunos da instituição. O CEMIC, que é uma associação sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural e de assistência social, tem a finalidade de oferecer e desenvolver educação complementar para cidadania e para o desempenho de atividades básicas de crianças e jovens.
Atualmente conta com 533 inscritos, sendo 382 de 6 a 16 anos e 151 de 15 a 17 anos. Todos participam de projetos e programas de atendimento à família, enfrentamentos à pobreza e inclusão no mercado de trabalho.O secretário municipal de Esportes e Lazer, Luiz Henrique Ramos da Silva, representou o prefeito Edgar de Souza no evento.
Na sexta-feira, uma sessão solene na Câmara Municipal marcou a abertura das festividades. O orador oficial foi o vereador Akio Matsuura. (com informações da Codec)

Na foto - Irmã Cida discursa durante cerimônia realizada na quadra do CEMIC (Créd. Codec)

Inaugurada a nova Igreja Jesus Cristo é Poder

Na noite de domingo, dia 28, o prefeito Edgar de Souza e o vice Carlinhos Daher participaram da cerimônia oficial de inauguração da nova Igreja Evangélica Jesus Cristo é Poder, na rua Bauru, bairro do Ribeiro. Cerca de 6 mil pessoas estiveram presentes para a preleção do pastor Cláudio Duarte, conhecido nacionalmente. A nova igreja tem capacidade para quatro mil pessoas sentadas, mas um telão foi montado para que o público que estava do lado de fora pudesse acompanhar. Criada há dez anos pelo pastor Clebe Francisco da Silva, a Igreja Jesus Cristo é Poder adquiriu a área de 10 mil metros quadrados do Grêmio de Subtenentes e Sargentos há cerca de quatro anos. Ao todo são cinco mil metros de área construída, que inclui o templo para quatro mil pessoas, estacionamento para 350 veículos, restaurante comunitário, galeria comercial, campo society, entre outras instalações. (com informações da Codec)

Foto: J. Serafim

Primeiro fim de semana da Festa do Padroeiro

Começou na sexta-feira a Festa do Padroeiro 2017, que se estenderá até o dia 18 de junho. O Grupo Junto e Misturado, na sexta, a Orquestra Sinfônica Jovem de Lins e shows do cantor Lelis e da dupla Marcelo e Ricardo animaram a parte artística neste fim de semana. Amanhã, dia 31, começa a Trezena de Santo Antônio.

Matéria completa na edição impressa.

Foto: Codec

Vadinho reimplanta 8 horas para servidores

Os servidores de Guaiçara voltarão a ter jornada de trabalho de oito horas, depois que a Câmara aprovou projeto de lei do Executivo modificando a legislação de 2015 que determina seis horas diárias.
Segundo o prefeito Vadinho, manter as seis horas implicaria em terceirizar serviços, o que aumentaria as despesas.
O aumento da jornada, porém, pegou o Sifusp de surpresa. “Foi uma ingrata surpresa, infelizmente, ficamos bastante chateados”, disse Paulo Estevão, presidente do Sindicato.
Ele disse que pretende recorrer à Justiça para tentar reverter a decisão, mas antes tentará abrir o diálogo com o prefeito.

Matéria completa na edição impressa.

Cirurgia afastará vereador por algumas sessões

Na sessão da Câmara de ontem, o vereador Aparecido Correia comunicou que ficará ausente por algumas sessões devido a processo cirúrgico que passará em razão de ter sido diagnosticado com câncer no intestino.
O legislador ainda não pretende pedir licença, disse que apenas se ausentará por algumas sessões quando for necessário para o tratamento.

Rapaz ameaça atirar em PM e é alvejado

Uma fuga em uma motocicleta culminou com um jovem baleado na barriga. O caso ocorreu na tarde de sexta-feira, no bairro Teisuke Kumassaka, e o tiro foi disparado por um policial militar. O rapaz estava armado com um revólver calibre 32, com numeração raspada, e teria puxado a arma para o policial que, em legítima defesa, atirou. O projétil atingiu lateralmente a região da cintura. O rapaz foi levado à Santa Casa, onde foi operado e se recupera sem risco de morte.

Matéria completa na edição impressa.

Servidores aceitam 1,5% de reajuste

Os servidores municipais aprovaram ontem em assembleia realizada ao meio-dia a proposta de reajuste de 1,5% (referente a abril) e mais 1% em setembro, oferecida pelo prefeito Edgar de Souza.
Segundo o Sinfusp, 104 servidores assinaram o livro de presença, dos quais 22 votaram contra e o restante favorável. Hoje, a Prefeitura conta com 1.297 servidores ativos, chegando a cerca de 1,5 mil considerando os aposentados.
O vale-alimentação passa de R$ 178,50 para R$ 220,00. Atualmente, o piso salarial pago pela Prefeitura é de R$ 1.333,00. Com o reajuste de 1,5% sobe para R$ 1.352,995.
Durante a assembleia, além do reajuste salarial, também houve debates sobre eleições no Sinfusp. Entretanto, o atual presidente informou que há um processo judicial em andamento em relação as eleições de 2014, o que impede a marcação de novas eleições.

Matéria completa na edição impressa.

Na foto - Paulão acalma os ânimos de servidores durante a assembleia: 104 assinaram o livre de presença e placar foi 82 a 22 (Créd. Emerson Secco)

Gabrielzinho assina com time português

O presidente do Linense José Hugo e o jogador Gabrielzinho estiveram esta semana em Rio Ave (Portugal) para fechar a venda de 50% dos direitos federativos da revelação atleticana. Gabrielzinho assinou um contrato de cinco anos com o time português que disputa a Primeira Divisão e terminou a temporada na 7ª posição. Jogador retornou ao Brasil e voltará a Portugal em 15 dias.

Matéria completa na edição impressa.

Foto: Divulgação/CAL

Exposição Fotográfica: História da Música Linense

Na manhã de ontem, dia 26, ocorreu a cerimônia de abertura da Exposição Fotográfica: História da Música Linense, no Museu Histórico de Lins. O idealizador da exposição, que tem o intuito de contar e mostrar em fotos a história dos grupos que fizeram parte da música local, José Luiz Fernandes, marcou presença ao lado de representantes de antigos grupos musicais Zaratruska, Milton Pavezzi, Embalo 6, Os Rebeldes, entre outros. “Em minha carreira de locutor sempre tive a sensibilidade de perceber o quanto a música é importante na vida das pessoas”, afirmou o vice-prefeito Carlinhos Daher.  A exposição ficará aberta no Museu até o dia 4 de junho e o horário de atendimento é de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, domingos e feriados das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. (com informações da Codec)

Na foto - Músicos da velha guarda prestigiaram a abertura da exposição: Antonio Casarini, ex-integrante do Zaratruska, fala durante cerimônia de abertura (Créd. Codec)

Vacinação contra gripe é prorrogada até o dia 9 de junho

O Ministério da Saúde determinou que a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza seja prorrogada até o dia 9 de junho. Em Lins, a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde divulgou ontem um balanço segundo o qual foram aplicadas 17.083 doses até às 10 horas de quinta-feira, dia 25. O grupo de risco que mais aderiu foi de mulheres no pós-parto (até 45 dias) com 109, 92,37%.

Matéria completa na edição impressa.

Edgar sanciona Refis Social ampliado

O prefeito Edgar de Souza sancionou o projeto de lei aprovado pela Câmara de autoria dos vereadores Pedrinho, Marcelo Moreira e Gustavo que ampliou o Refis Social permanente do município. O benefício atendia pessoas com renda mensal de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.405,50) e passou para até 4,5 salários (R$ 4.218,50) Nessa modalidade, não há desconto, mas o devedor consegue parcelar a dívida em até 60 meses.

Refis geral
Edgar confirmou que lançará novo Refis geral para a população. “Pretendemos enviar o projeto à Câmara no início de junho, antes do recesso”, disse ontem ao Debate. Diferentemente do Refis Social, esse modelo concede desconto nos juros e parcelamento. Quanto maior o parcelamento, menor é o desconto. A ideia do prefeito é aplicá-lo em julho ou agosto. Será o terceiro Refis realizado pela administração Edgar, que havia feito dois no primeiro mandato.

Praças e Horto serão alvos da Atividade Delegada

Depois de reunião realizada esta semana na Prefeitura, decidiu-se que haverá intensificação da presença dos policiais da Atividade Delegada em duas praças e no Horto, locais que têm sofrido frequentes ataques de vandalismo.
“Pedimos mais fiscalização e intensificação do policiamento nas praças João Bráulio Junqueira (próximo a Auxiliadora), do Saneamento (Jardim Arapuã) e no Horto”, afirmou o vice-prefeito Carlinhos Daher.

Matéria completa na edição impressa.

Motorista registra B.O por causa de buraco

Um comerciante de 52 anos procurou a Polícia para registrar um boletim de ocorrência depois que seu carro caiu em buraco na avenida Nicolau Zarvos e passou a apresentar vários problemas mecânicos. Ele constatou que as rodas do lado esquerdo estavam danificadas e o mecânico identificou danos também na barra de direção e barra axial, nenhuma delas dava condições de conserto e precisaram ser trocadas.

Matéria completa na edição impressa.

Prefeitura não consegue reverter liminar na ação das casas

A Prefeitura não obteve êxito na tentativa de reverter a decisão tomada em Lins que suspendeu a permuta de áreas para possibilitar a construção de 200 casas populares pela CDHU. O desembargador da 8ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça, Carlos Otávio Bandeira Lins, manteve a liminar concedida pelo juiz Antônio Fernando Bittencourt Leão, na ação popular impetrada pelo ex-procurador do município, Rodrigo Guimarães Nogueira.
O terreno a ser permutado fica na rua Antônio Fernandes Ibanês, Jardim Morumbi, mede 6.189,20 metros quadrados (ao lado da USF do Jardim Morumbi). A outra área é de propriedade de Jorge Augusto Letaif Atalla, mede 54.032 metros quadrados no Jardim União. Nesta área do Jardim União seria construído o conjunto habitacional.

Matéria completa na edição impressa.

Na foto - Área no Jardim Morumbi, entre a unidade de Saúde e a escola, objeto da permuta (Créd. Emerson Secco)

Migração para o FM

A Rádio Alvorada de Lins (AM-1080) está prestes a concluir o processo de migração para FM. Para tanto, deu início a instalação da nova torre, que terá 75 metros de altura e ficará nos fundos do prédio que abriga a rádio, na rua Olavo Bilac, 693, centro da cidade. Até ontem à tarde, a estrutura já tinha atingido 30 metros.

Matéria completa na edição impressa.

Na foto - Cilmar Machado e Malinho Silva modernizam a Emissora do Povo (Créd. Emerson Secco)

Cana só à vista, impõem fornecedores à Renuka

A Renuka do Brasil obteve mais um voto de confiança de seus credores. Em assembleia realizada segunda-feira, dia 22, na capital paulista, foi aprovado um aditamento na RJ (Recuperação Judicial), que incluiu a venda da Usina Revati, em Brejo Alegre, o reparcelamento das dívidas e o pagamento antecipado pelo corte de cana nova
O processo de Recuperação Judicial se arrasta desde outubro de 2015. No ano passado, os credores aprovaram um plano que previa a venda da Usina Madhu, em Promissão, mas não apareceu comprador.
Na avaliação de Salvador Rossato, que acompanha as negociações desde o início “foi um bom acordo”, que protege todos os fornecedores estratégicos.

Matéria completa na edição impressa.

Na foto - Uma das várias assembleias de credores da Renuka na capital paulista (Créd. Divulgação)

Prefeito Edgar será julgado hoje pelo TRE

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) marcou para hoje o julgamento da ação movida pelo ex-vereador Sidnei Ferrazoni (PPS) contra o prefeito Edgar de Souza e sua coligação (Experiência para seguir mudando) por suposto abuso nos meios de comunicação devido a publicação reiterada de matérias no jornal A Tribuna, de Levino Washington da Silva. Em Lins, o Ministério Público posicionou-se pela improcedência da ação e o juiz acolheu o parecer, determinando o arquivamento. Ferrazoni recorreu ao TRE e o procurador eleitoral deu parecer pela procedência parcial da ação. A ação pede a cassação dos diplomas dos eleitos, e aplicação da inelegibilidade a Edgar de Souza e Levino da Silva. O advogado Ariovaldo Esteves Junior defenderá a condenação de Edgar e de sua coligação. Está prevista a argumentação oral dos advogados de acusação e de defesa.

Doação de terrenos
Outra ação de autoria do ex-vereador Ferrazoni, referente a denúncia de abuso de poder político e econômico consistentes na doação de imóveis no Teisuke Kumassaka pela Prefeitura, aguarda sentença em Lins.

Adolescentes assaltam supermercado no B. Viver

Dois adolescentes, um de apenas 14 anos, assaltaram um supermercado no bairro Bom Viver e furtaram R$ 100,00. O roubo ocorreu durante a tarde de segunda-feira e a cena do crime, cuja vítima foi um comerciante de 55 anos, foi gravada pelo circuito de segurança do estabelecimento.

Matéria completa na edição impressa.

Ação popular interrompe processo de construção de 200 casas da CDHU

Uma ação popular movida pelo ex-procurador da Prefeitura, Rodrigo Guimarães Nogueira, com pedido de liminar, suspendeu o processo administrativo entre a Prefeitura e a CDHU, no que diz respeito à cessão de uma área para a construção de 200 unidades habitacionais.

As casas estavam previstas para serem construídas no Jardim União. A Prefeitura, em processo autorizado pela Câmara, deu uma área municipal no Jardim Morumbi em troca de outra no Jardim União. A diferença de valor foi compensada pela dimensão dos terrenos. A liminar foi concedida na véspera da assinatura da escritura.

Na ação, o ex-procurador alega que o projeto de lei não especifica que a área vai ser usada pela CDHU. A Prefeitura, por sua vez, afirma que as informações estão na justificativa do projeto enviado à Câmara, na qual explica que a área vai ser permutada para possibilitar a construção das 200 casas. Outro questionamento é que não há documento nenhum provando que a CDHU vistoriou a área e tem interesse em construir 200 casas em Lins. A administração sustenta que os técnicos vieram e emitiram um laudo de que a área era viável para a construção das casas. O procurado aponta, ainda, que a área do Jardim Morumbi é institucional e não poderia ter sido desafetada. A Prefeitura rebate que houve uma troca com outra área livre, o mesmo bairro, para poder fazer a negociação.

O município entrou com um agravo no Tribunal de Justiça para tentar derrubar a liminar e aguarda a posição do Judiciário.

Há informações de que a família proprietária da área do Jardim União iria solicitar uma audiência de conciliação.

Sem freios

Um Voyage caiu no córrego Campestre sábado, dia 20, por volta das 20 horas. O veículo estava estacionado na rua Paulo Giraldi e desceu em marcha à ré. O motorista contou à Polícia que puxou o freio de mão ao descer do carro, só que por alguma razão o dispositivo apresentou falha e o veículo se movimentou. A cena atraiu a curiosidade de muitas pessoas. Um caminhão guincho retirou o carro da calha do córrego que, naquele momento, estava raso.

Na foto - Susto: carro sem freios cai no córrego Campestre (Cred. J. Serafim)

Campanha do Agasalho

Realizado na noite de quinta-feira, o Show de Prêmios em prol da Campanha do Agasalho 2017 atraiu cerca de mil pessoas à Abcel, segundo os organizadores. O evento é promovido pelo Fundo Social de Solidariedade, com o apoio da Sabesp e colaboradores. Os organizadores ainda não divulgaram o montante arrecadado, mas o valor será usado na aquisição de agasalhos para famílias cadastradas no Fundo Social.

Maio já é o segundo mês mais chuvoso do ano

Até domingo, dia 21, já havia chovido 171,5 milímetros (litros por metro quadrado), segundo dados da Defesa Civil de Lins. Isso torna maio de 2017 o maio mais chuvoso desde 2013 e o segundo mês mais chuvoso do ano.

Apesar da chuvarada do fim de semana, os danos foram de pequena monta, segundo relatório da Defesa Civil. Houve queda de muro e de árvores, sem vítimas.

Matéria completa na edição impressa.

Seis furtos no fim de semana

Um servente de 28 anos foi preso em flagrante domingo à noite após furtar três litros de cerveja, no Parque das Américas. Seis refletores de Led foram subtraídos do hangar seis no aeroporto Lucas Nogueira Garcez, de onde também foi furtado um hidrômetro. Duas baterias de caminhão foram furtadas na Vila Alta. Vários materiais e guarnições foram levados de uma construção na rua Rui Barbosa.

Até uma igreja, no bairro do Rebouças, foi atacada e ficou sem equipamentos de som e aparelhos eletrônicos. Por fim, levaram uma moto, em Guaiçara.

Ao todo foram seis furtos computados pelo Debate nas ocorrências policiais do fim de semana.

Matéria completa na edição impressa.

Alcoolizado e na contramão

Um tratorista de 34 anos foi pego quando trafegava na contramão pela rodovia Marechal Rondon. O teste do bafômetro deu positivo e ele teve de pagar mil reais de multa para não ser preso. Ainda assim, além de ter a CNH apreendida, ele vai ter que pagar uma multa no valor de R$ 2.934,70.

Matéria completa na edição impressa.

Aposentada de 71 anos paga R$ 2 mil a golpista

Aconteceu de novo. Apesar dos inúmeros alertas, mais uma pessoa foi vítima do “golpe do sobrinho”, que tem sido aplicado em Lins com grande frequência.

Uma aposentada de 71 anos perdeu R$ 2 mil. Ela depositou o dinheiro em um caixa eletrônico, na conta de um estranho, acreditando que o dinheiro seria usado para ajudar o parente que supostamente havia sofrido um acidente de automóvel e estava ferido. Algum tempo depois de receber a ligação e fazer o depósito, a aposentada entrou em contato com a irmã e descobriu ter caído no golpe. 

Matéria completa na edição impressa.

София plus.google.com/102831918332158008841 EMSIEN-3
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21
  • 22
  • 23
  • 24
  • 25
  • 26
  • 27
  • 28
  • 29
  • 30
  • 31
  • 32
  • 33
  • 34
  • 35
  • 36
  • 37
  • 38
  • 39