publicidade
22 de março é o Dia Mundial da Água e Lins tem o serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto sob a responsabilidade da Sabesp. Ontem, a Prefeitura e a concessionária lançaram a programação de atividades voltadas à conscientização sobre a importância preservação da água.
O evento ocorreu na Unilins com a presença de autoridades e representantes de escolas, empresas e instituições parceiras nas diversas ações, cuja programação começou no dia 3 e vai até o dia 27. No dia 21, um sábado, haverá o evento principal no calçadão Tancredo Neves. “Nosso objetivo é despertar nas pessoas a importância da água. É preciso tratar a água como uma coisa sagrada, como o alimento, sem água não existe vida, e precisamos cuidar muito bem disso”, afirmou o superintendente da Sabesp Antônio Rodrigues (Da Lua).
Também é com a água que fazemos nossa higiene pessoal. Em tempos de coronavírus, lavar as mãos várias vezes ao dia é uma das maneiras de prevenir o contágio. “Nós precisamos ter água em quantidade e tratada”, reforçou o superintendente.
A água distribuída para a população de Lins é captada em poços profundos, que são recarregados com a água da chuva.
Consumo em Lins
Segundo Antônio Rodrigues, os quase 80 mil habitantes de Lins consomem diariamente 18 milhões de litros de água. Desse total, são devolvidos em forma de esgoto 11 milhões de litros, que recebem tratamento na estação. “Temos garantido água 24 horas, a não ser em situações pontuais de manutenção ou rompimento de rede. Nos 82 municípios sob a jurisprudência da superintendência de Lins, não temos nenhum problema de falta de água”, enfatizou.
Milhões em investimentos
O superintendente informou que nos próximos três anos a Sabesp projeta investir R$ 30 milhões no município, em obras na estação elevatória de esgoto, troca de rede e na estação de tratamento de esgoto.
Obra na avenida Tiradentes
A Sabesp inicia a partir de segunda-feira, o remanejamento do coletor tronco entre a Estação Elevatória de Esgoto final, que fica próxima ao Horto Florestal, e a rua Pernambuco. O investimento é de R$ 3,092 milhões com prazo de execução de 450 dias. Essa obra é preparatória para o asfaltamento daquele trecho da avenida Tiradentes.