publicidade

Geral

Lins contabiliza 105 pessoas em situação de rua

no dia 16 de dezembro de 2023 às 09:52
- Barraca de morador de rua na região central da cidade (foto: Marcelo Gomes)

Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a população em situação de rua no Brasil cresceu dez vezes da última década, saltando de 21.934 em 2013 para 227.087 até agosto de 2023, aumento de 935,31%.

Segundo a secretária de assistência social e desenvolvimento humano da Prefeitura, Rita de Cássia de Freitas, dados obtidos em maio deste ano, mostravam que o município tinha 111 pessoas em situação de rua cadastradas, mas apenas 53 estavam com o cadastro atualizado. Em dezembro esse número caiu para 105. Porém, uma parte vive na condição de migrante. “Há casos em que elas ficam no munícipio por algum tempo, mas depois mudam de cidade e esse fator impacta em momentos de aumento e queda de cadastros”, explicou.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que realiza o atendimento e acompanhamento dessa população, constatou que a maioria tem família em Lins, mas em razão do uso abusivo de drogas, conflitos familiares, desemprego e outros fatores, acaba permanecendo nas ruas.

© Copyright 2025 - Jornal Debate