publicidade

Geral

Papa nomeia o atual bispo de Lins, Dom Francisco Carlos, para liderar a nova Diocese de Jaú

no dia 27 de junho de 2024 às 10:14
- Foto: Divulgação CNBB

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou a decisão do Papa Francisco em erigir uma nova Igreja Particular no país, chegando ao número de 280 circunscrições eclesiásticas, sendo 220 dioceses. Ontem foi criada a Diocese de Jaú, com território desmembrado da diocese de São Carlos. No mesmo ato, dom Francisco Carlos da Silva, atual bispo de Lins, foi nomeado o primeiro bispo de Jaú.

A nova diocese será composta por 15 municípios: Jaú, Brotas, Dois Córregos, Torrinha, Mineiros do Tietê, Barra Bonita, Itapuí, Bocaina, Bariri, Itajú, Ibitinga, Nova Europa, Tabatinga, Borborema e Itápolis. A extensão territorial é de 6.018,531 Km² e são 434.783 habitantes. As informações são da diocese de São Carlos.

Primeiro bispo diocesano de Jaú

Nascido aos 30 de setembro de 1955, em Tabatinga (SP), dom Francisco Carlos foi ordenado presbítero em 11 de dezembro de 1982. Em 19 de setembro de 2007, foi nomeado bispo de Ituiutaba (MG), recebendo a ordenação episcopal no dia 22 de novembro daquele ano.

Nesse período, foi suplente do Conselho Permanente do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro da então Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.

Em 30 de setembro de 2015, dom Francisco foi nomeado bispo de Lins, em São Paulo. A posse como 8º bispo diocesano de Lins ocorreu no dia 27 de novembro de 2015. (com informações da CNBB.

A posse do novo bispo de Jaú deve ocorrer até meados de setembro.

Por meio de nota, o Conselho Presbiteral da Diocese de Lins expressou “júbilo pela nomeação de Dom Francisco Carlos da Silva como o primeiro Bispo Diocesano de Jaú”.

 

© Copyright 2024 - Jornal Debate