publicidade

Geral

Lins convive com baixa umidade e pouca chuva

no dia 25 de julho de 2024 às 14:52
Atualizada em 25 de julho de 2024 às 15:07
- Alerta Defesa Civil do Estado

Dados da Defesa Civil de Lins mostra que o município tem convivido com baixa umidade relativa do ar – já caiu a 14% e ontem chegou a 18% -- e pouca incidência de chuva nos últimos três meses. Em junho, por exemplo, choveu apenas sete milímetros (sete litros por metro quadrado) durante o mês todo. Em julho, são 18,5% até ontem, índice praticamente irrelevante para uma efetiva umidificação do ambiente. Dos últimos três meses, maio foi o mais chuvoso, com 25 milímetros acumulados ao longo de 31 dias.

Inmet emite aviso de baixa umidade para o Estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu ontem um alerta laranja de baixa umidade para quase todo o estado de São Paulo. O alerta laranja indica uma situação de perigo, crítica ou de alto risco para uma determinada condição climática. De acordo com o Inmet, desde o meio-dia de ontem, a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%, indicando situação de risco para a população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a situação é de alerta quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%.

Segundo levantamento do CGE, as cidades que registraram os menores índices de umidade relativa do ar ontem foram: Barretos, 13%; Itapira, 15%; Pindorama, 17%; e Dracena e Descalvado, 18%. Na capital paulista, o menor índice foi de 26%. Segundo a OMS, o nível recomendado de umidade relativa do ar é 60%.

Dicas: por causa da baixa umidade do ar, o Inmet aconselha a população paulista a aumentar sua hidratação, ingerindo água, suco natural ou água de coco. Outras dicas são fazer refeições leves, preferindo frutas e legumes, e usar soro fisiológico para hidratar as vias áreas. Também é importante evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia.

© Copyright 2024 - Jornal Debate