publicidade

Geral

GCM já realizou dez prisões em flagrante este ano

no dia 07 de setembro de 2024 às 11:49
- Viaturas da GCM de Lins (foto: Divulgação)

Criada há três anos, a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social tem atuado, via Guarda Civil Municipal (GCM), como um braço das forças de segurança, em sintonia com as polícias militar e civil. A GCM faz rondas e controla o Centro de Monitoramento, cujas imagens captadas pelas centenas de câmeras têm inibido o crime, possibilitado dezenas de prisões.

No momento, os agentes da CGM estão sendo preparados para portar arma de fogo. O secretário de segurança e defesa social, Thiago Arioli, informou ao Debate que está na fase final o treinamento da primeira turma que foi submetida à capacitação nos moldes do que preconiza a portaria da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).  

Segundo Arioli, os agentes estão sendo capacitados com base na grade elaborada pela coordenação pedagógica, de acordo com a Cartilha da Secretaria Nacional de Segurança Pública. O treinamento representa a fase final do Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Polícia Federal, “que possibilita o fornecimento do porte de armas à GCM”.

O secretário salientou que essa primeira turma terá 21 guardas civis municipais que já integravam os quadros da Prefeitura. Há mais 13 guardas já integrantes dos quadros que estão aptos a iniciar o curso de formação. Posteriormente, assim que for finalizado o concurso, haverá a formação das turmas dos que serão nomeados.

Os números da CGM

Desde a criação da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, a CGM já realizou 44 prisões em flagrante, das quais dez neste ano. No período, houve o atendimento de 69 ocorrências de diversas naturezas. “O trabalho sincronizado entre o Centro Integrado de Monitoramento com as viaturas de ronda tem surtido muito efeito, o que já tem mostrado resultados positivos nos índices de criminalidade”, enfatizou o secretário Arioli.

© Copyright 2024 - Jornal Debate