publicidade

Geral

Dr. André será homenageado pela Alesp como representante da comunidade Armênia

no dia 19 de outubro de 2024 às 11:33
- Dr. André Kodjaoglanian, delegado federal e vice-prefeito de Lins (foto: Divulgação)

No próximo dia 4 de novembro, às 19 horas, no Hall Monumental da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o vice-prefeito de Lins, dr. André Previato Kodjaoglanian, será uma das 15 personalidades homenageadas pelo Conselho Estadual Parlamentar de Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras (Conscre).

Entre os homenageados está o senador Omar Aziz (ex-governador do Amazonas), filho de Palestino, nascido em Garça, na região de Marília.

Durante sua infância e juventude, residiu em Damasco, Síria, com seus pais e irmãos. Ainda bem jovem, casou-se com Sarkis Kodjaoglanian e constituíram uma família com seis filhos, dos quais a filha mais velha faleceu aos 13 anos.

Em 23 de março de 1935, acompanhada do esposo, cinco filhos e várias famílias armênias, chegou ao Brasil, no Porto de Santos, deixando para traz uma vida de muita tristeza, separações, fome, doenças e muitas mortes provocadas pelo genocídio armênico, iniciado em 1914.

Permaneceu em Santos apenas dois anos até receber o convite de outros armênios para que se mudassem para Lins, cidade pertencente a uma região famosa e próspera na cafeicultura, onde seu esposo começou trabalhando na venda de refresco e amendoim.

Ano após ano de conquistas, com o nascimento do último filho, seu esposo realizou o sonho de possuir um comércio, dando um novo ciclo à família.

Ossana faleceu em 13 de novembro de 1945. Dr. André é filho de Krikor Kodjaoglanian (falecido) um dos cinco filhos do casal e sobrinho de Astur da Dadik’s Calçados.

Ossana Kodjaoglanian foi homenageada pela Câmara local, que lhe concedeu o nome de uma rua da cidade.

© Copyright 2024 - Jornal Debate