publicidade

Geral

Prefeitura dobra capacidade de atendimento odontológico na UBS do Rebouças

no dia 24 de abril de 2025 às 15:35
- Prefeito, secretária, vereadores e profissionais da UBS do Rebouças (foto: Rafael Vilardi/PML)

A Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem a reinauguração do Consultório Odontológico 2 da UBS do Rebouças Dr. Nilton Nicolau Naufal.

Com a nova estrutura em funcionamento, a unidade passa a contar, pela primeira vez desde a sua inauguração, com dois consultórios odontológicos operando simultaneamente, ambos com carga de 40 horas semanais. A medida possibilita dobrar o número de atendimentos oferecidos à população.

A vereadora Tania Bueno destinou R$ 79 mil de emenda impositiva para viabilizar o novo consultório.

Somente em 2024, a UBS do Rebouças realizou 9.495 procedimentos odontológicos, atendendo a uma população com 6.615 cadastros ativos — composta por moradores dos bairros próximos e também de outras regiões do município.

Além dos atendimentos odontológicos, a unidade oferece consultas clínicas com a dra. Franciele (40 horas semanais) e a dra. Fernanda (20 horas semanais); atendimentos pediátricos com a dra. Erika e a dra. Ana Clara, todas as manhãs e nas tardes de terça-feira; e atendimentos ginecológicos com o dr. Marcelo Moreira às segundas-feiras (manhã e tarde), quartas e sextas (manhã) e quintas (tarde).

A UBS também promove ações voltadas à saúde preventiva e ao bem-estar, como grupos mensais para gestantes, atividades físicas três vezes por semana e oficinas de artesanato quinzenais.

A assistência psicológica é realizada de segunda a quinta-feira em parceria com o Unisalesiano, por meio do projeto Seja Bem-Vindo.

A equipe multiprofissional conta ainda com a assistente social Jucilene, disponível de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas; uma equipe de enfermagem acolhedora, liderada pela enfermeira Viviane Fernandes; além do PACS, com as enfermeiras Magali Telécio e Giani (assistencial). O trabalho dos nove agentes comunitários de saúde também se destaca pela atuação próxima à comunidade.

A secretária de saúde, Sílvia Vasconcelos, explicou que a rede pública cobre os atendimentos básicos (dor, inflamação que causa dor e extração). Se for necessário procedimento de maior complexidade, como cirurgia, canal ou prótese, o paciente é encaminhando para o Centro de Especialidades Odontológicas.

O prefeito dr. João Pandolfi ressaltou que o espaço físico estava subaproveitado há onze anos e com a ajuda da emenda impositiva da vereadora Tania Bueno, no valor de R$ 79 mil, foi possível ampliá-lo. “É um equipamento que vai fazer a diferença para atender a demanda reprimida. Estamos muito satisfeitos com mais um entrega de obra que atenderá a quem mais precisa nessa região do Rebouças”, comentou.

© Copyright 2025 - Jornal Debate